TecMania

26 de julho de 2010

Plágio: Uma discussão Acadêmica

O que é o plágio?

Plágio pra mim é toda a cópia de algo que não é seu, que você apresenta como sendo o autor.

O plágio é uma realidade incômoda no mesmo nível para todos. Nos cursos de licenciatura, por exemplo, existe a idéia de que aquela “apropriação” criminosa do produto do pensamento de alguém que é “colada” nos trabalhos acadêmicos dos praticantes e que gera aquela situação chata com o professor, quando ele chama a atenção sobre isso é uma situação pouco grave. Mas quando você precisa escrever monografia e busca um tema, desenvolve um projeto e aparece alguém com um trabalho idêntico ao seu (você que salvou por descuido no PC de uso comum da Universidade), apresentando ao professor de pesquisa? Acredito que seja um problema de muita gravidade em todas as ocorrências.

O plágio pode ser motivado não somente pelo sentimento de incompetência, mas também pela preguiça, pelo tamanho do prazo estabelecido para a entrega de um trabalho, por chantagem envolvendo o plagiador e a “cabeça” do trabalho, por enganação... Mas nenhum justifica a feitura do mesmo, muito menos redime a natureza do plagiador.

Qualquer um pode ser um plagiador. Um tipo espertinho preguiçoso. Ou alguém sem nenhuma destas características que plagiou para cumprir um prazo. Como disse, não existe para mim um perfil ou estereótipo de plagiador.

  Para os novatos acadêmicos, grupos de estudos são uma boa idéia acho, pois assim os indivíduos são motivados a consultarem uns aos outros para realizar os trabalhos, afastando aquela famosa tentação de dbuscar os trabalhos prontos da vida na internet, no PC da universidade. Afinal, esse não é o objetivo do estudante em formação.

Entrevista cedida por mim para minha colega Rianny, Universitária da UFRB, Campus Cachoeira.


 

0 comentários:

Postar um comentário