TecMania

24 de junho de 2009

Internet X Televisão

Eis que, desde o começo dos tempos da informatização massiva do país, muitas pessoas (na maioria adolescentes) têm deixado a Televisão de lado para priorizar a janela para o mundo, ou a internet (nossos avós usam a primeira expressão), ou ainda a net, para os íntimos.

E como tudo na vida de um adolescente, foi criada uma defesa estratégica para quando os pais enchem o saco para faze-los dormir e desligar o PC (sim, eles fazem isso porque amam você): “É melhor do que assistir essa porcaria de novela, dessa emissora manipuladora, que todo mundo sabe qual vai ser o final. Aqui eu vejo o mundo, me mantenho informado, fico esperto,”.

A verdade é que, se nossos pais fossem um pouco mais espertos iriam descobrir que o mundo é o MSN, a informação é como por as palavras em negrito no scrap do Orkut e a esperteza, bem, todos sabem qual é. Então o que diferencia a maravilhística internet da anciã televisão? A resposta é simples: muito pouca coisa.

Eu sei, você está indignado, xingando e recitando os endereços de museus, livros online, vídeos educativos e todo o resto de endereço deste tipo que você costuma visitar. Mas aí está: assim como na televisão, nós escolhemos o queremos ver, e principalmente, vamos atrás da informação desejada. E se a TV está atolada de merda para nos oferecer (Leia-se Rede TV, Globo e SBT) a internet é uma fossa. Digo isso porque daqui a umas semanas você vai esquecer que Susan Boyle, fenômeno do Britain's Got Talent existe, que a versão Freesky Online 2 existia até você descobrir Elf Destruction, que o ator David Carradine, de 'Kill Bill', é encontrado morto em Bangcoc, que a banda Whiplash! Lançou um cd maneiro pela Apple Store...

O que estou tentando dizer é que depende somente de quem acessa a oportunidade de aproveitar o lado útil da internet. Se na sua cidade não tem livraria ou biblioteca, você pode baixar livros online. Tem livro de todo o tipo, não tem só chato não. Você encontra também anime, mangá, banda boa, filme, vídeo curso. Na TV é a mesma coisa. Inteligente é quem consegue mesclar os dois, e tirar bom proveito. O importante é ampliar seus horizontes.

Não estou dando uma de Madonna, criticando the american way of life, apenas fazendo um apelo. Que seu mundo não seja restrito ao Caminho das Índias, ao Ragnarok, às audições do Britain's Got Talent, e outras tantas coisas que se esvairão da sua memória no mesmo ritmo que novas informações (feito tsunamis ininterruptas) invadem os resultados do Google. Qualquer crítica, sugestão ou dúvida, acesse o link para comentar (sim, u C/I q vc sab o que é link, :-P). Abraços!!

0 comentários:

Postar um comentário